Próximo destino: Porto – a cidade mais querida de Portugal! Por Rita Branco

porto_Syo

Se você ainda não conhece, vai adorar! E se já veio ao Porto, pode voltar porque há sempre o que descobrir.

Sim! O Porto é cheio de cantos e encantos que valem muito a pena explorar.

Desde que cheguei ao Porto há quase 11 anos atrás, cada dia que saio pela cidade, olho para ela como se fosse o meu primeiro dia….e pronto! Descubro sempre algo novo.

O Porto é uma cidade misteriosa e ao mesmo tempo tão exposta, que não é difícil se apaixonar por ela.

porto

Não é por acaso que ela foi eleita o Melhor Destino Europeu em 2012 e  2014. Estar no Porto é estar bem.

Por isso, nem pense em passar um, dois ou três dias por aqui. Fique pelo menos quatro dias. E por que?

Para além de conhecer os principais pontos turísticos você vai ter que andar muito e sem pressa. Só assim você vai entender porque a cidade encanta tantos turistas a cada ano que passa.

porto_2

Mas vamos por partes. Coisas que você não pode deixar de ver no Porto:

A Torre dos Clérigos – com direito a subir 240 degraus e ver a vista 360º da cidade. A Livraria Lello – uma das mais lindas do mundo.

O charmoso Café Majestic. A Estação de São Bento e os seus 20.000 azulejos. A mais que europeia Avenida dos Aliados.

porto_3

A Sé Catedral, na parte mais antiga da cidade. A Foz do rio Douro, onde o rio desagua no mar. A super moderna Casa da Música.

O edifício mais visitado do Porto, o belíssimo Palácio da Bolsa e claro… a Ribeira!

O melhor lugar para estar no Porto é a Ribeira, principalmente nos dias de sol. Inevitavelmente você vai ficar por lá um bom tempo, apreciando a paisagem, as pessoas, comendo, bebendo, ouvindo os músicos que por ali vão se apresentando, vai comprar alguma coisa que as senhoras da Ribeira vão estar por ali vendendo.

E vai se deliciar em estar de frente para um dos rios mais famosos do mundo, porque produz nas suas encostas a 100 kms dali, nada mais nada menos do que o vinho do Porto.

porto_syomara_barbosa

E é do outro lado do rio, em Vila  Nova de Gaia que você vai conhecer mais sobre este vinho tão famoso, porque é lá que ele está armazenado antes de ser engarrafado. Uma visita à cave do vinho do Porto é obrigatória e se você é apreciador de vinhos, o melhor é visitar mais do que uma, porque cada cave tem a sua história, e o seu estilo. E quem ganha é você. Porque aprende mais. Se você quer um atendimento super personalizado e provar excelentes vinhos, opte por visitar a Croft, a Taylor’s e a Graham’s. Estas duas últimas possuem restaurantes excelentes com vista espetacular para a cidade do Porto.

Ainda em V. Nova de Gaia, subir a Serra do Pilar, bem ao lado da Ponte Luis I vai te proporcionar uma vista fantástica sobre o Porto e a ponte.

porto_Syo

Dali você vai entender que a cidade do Porto é uma cascata. Ou seja, muitas subidas e decidas. E por isso, é preciso muito mais do que um ou dois dias para conhecer o Porto.

Deixe-se perder pelas ruelas e escadas da cidade e vai ver detalhes encantadores. Fachadas, azulejos, flores nas varandas, roupas no varal, tudo muito genuíno.

porto_Syo_janela porto_Syo_janela_2

As pessoas por lá adoram cumprimentar e sorrir.

Ande calmamente e desfrute de uma cidade que adora receber.

Descanse nas mesinhas de rua com um bom vinho. E veja o Porto passar à sua frente.

porto_8

porto_9

Se você gosta de parques e jardins vai adorar conhecer o Parque da Cidade, os Jardins do Palácio de Cristal e a Fundação Serralves, que além  dos imensos jardins, abriga o Museu de Arte Contemporânea.

Um passeio bucólico é andar de eléctrico (bondinho) até o Jardim do Passeio Alegre e ainda ver o mar logo ali perto.

E claro, se você está no Porto, você está num dos melhores destinos gastronômicos do mundo. Portanto, esqueça a dieta e entregue-se aos prazeres da gastronomia portuguesa…

porto_10

A cidade é repleta de restaurantes, bares e cafés. Desde os mais antigos e tradicionais, até os mais modernos, gourmets de chefes estrelados. Experimente todos os estilos. Nem pense em fast foods, ou restaurantes de redes internacionais. Se você está em Portugal, aproveite e desfrute do melhor: a comida portuguesa.

No Porto, não deixe de provar a Francesinha, que é o prato típico da cidade. Um super lanche servido no prato. Não olhe para as calorias. Simplesmente coma! Você vai gastá-las andando pela cidade, subindo e descendo escadas.

porto_11

O bacalhau também é obrigatório. Existem em Portugal, mais de 150 receitas diferentes para prepara-lo. Por isso, aproveite.

E já que é para fechar os olhos, comer e chorar por mais. Todos os doces conventuais portugueses estão no Porto à sua espera…

porto_12

E por estes e por muitos outros motivos,  já está mais do que na hora de você programar a sua viagem para o Porto… que encanta!

Rita Branco – www.oportoencanta.com